5 de setembro de 2012

As minhas dúvidas existenciais e mais da China tal como eu a imaginava :D

Há alguns meses que eu tenho tido dúvidas existenciais sobre o meu curso.

Não me interpretem mal: eu tenho a certeza que fiz a escolha certa, que tenho vocação para estar em Medicina e que sou feliz no meu curso. Mas conforme o tempo vai avançando eu estou a começar a ter um medo paralisante de não ser boa o suficiente. De errar. De desapontar os meus doentes. De não saber agir quando for necessário. De matar alguém.

Um dia durante as férias eu tive um pesadelo (já vos falei da minha tendência para sonhar aqui) e falei com o meu pai sobre este assunto. O meu pai ficou a pensar durante uns segundos e depois disse:

'Joana, eu não tenho qualquer dúvida que vais ser boa médica para os teus doentes, até porque vejo o quão boa e eficiente és quando algum de nós está doente ou tem alguma dúvida. É contigo que eu me preocupo, porque tu não és boa médica para ti própria.'

Eu fiquei a pensar no assunto na altura, mas entretanto nunca mais tinha pensado nisso. Até ontem.

Ontem eu acordei às 8.30h com aquela que foi sem sombra de dúvida a maior dor de cabeça que eu já tive. Era horrível, agonizante e incapacitante. Toda a minha cabeça latejava. Se eu me mexesse, se eu estivesse parada, se eu respirasse, parecia mesmo que tinha alguém a martelar-me em cima da cabeça. Eu já tinha tido dores de cabeça (e até enxaquecas) no passado, mas nunca desta forma.

Imagem retirada daqui
Andei a arrastar-me pela casa até às 10.30h, hora em que decidi tentar dormir, até porque não conseguia fazer rigorosamente nada. Acordei três horas depois com a dor exactamente na mesma. Almocei, tomei um ben-u-ron e fiz uma auto-massagem com pomadinha do tigre  (a pomadinha do tigre vai ter um artigo só para si em breve).

Continuei a piorar: para além da dor enorme tinha também náuseas fortíssimas e uma total intolerância ao ruído e à luz. Comecei a ponderar seriamente ir ao hospital, mas tive medo. E se não tivesse nada de especial? E se tivesse alguma coisa séria?

Adormeci novamente às duas e só acordei às seis, e finalmente a minha dor de cabeça melhorou.

Não faço ideia do que aconteceu. Não foi uma enxaqueca típica, porque normalmente na enxaqueca a dor está bem localizada e eu sentia dor em todo o lado. Por outro lado, os outros sintomas que eu tinha eram de facto concordantes com uma enxaqueca.

Durante o dia de ontem dormi 16 horas no total. E entendi perfeitamente o que o meu pai quis dizer. Eu evito ao máximo tomar medicamentos, não porque tenha medo dos seus efeitos mas porque lá bem no fundo acho que não preciso deles e que sou forte o suficiente. Eu evito ao máximo ir ao médico, não porque tenha medo mas porque lá bem no fundo acho que não preciso de ir e que sou forte o suficiente.

Resumindo: eu sou uma idiota. Estar doente não é sinal de fraqueza, nem o é tomar medicamentos ou ir ao médico. Eu não sou mais forte do que os outros por não tomar medicamentos, sou simplesmente mais masoquista. E eu prometo que vou tentar encaixar isso :)

Entretanto vou continuar a falar-vos da minha viagem à China, e hoje apresento-vos o terceiro lugar do top da minha viagem: a visita à aldeia de Yangshou :D

Nós fizemos esta visita no mesmo dia em que fizemos o cruzeiro no rio Li, por isso confesso que neste dia tirei quase mil fotografias :D Mas não se preocupem, porque só vou colocar aqui uma parte :D

Senhor que pescava com o auxílio de pássaros :D

Em todas as lojinhas de souvenirs havia retratos do Mao Tsé-Tung.

A título de curiosidade, sabiam que Mao Tsé-Tung autointitulava-se de 'O Grande Timoneiro'? Isso é precisamente o que a minha família me chama lá em casa :D Como eu gosto de fazer percursos e de servir de guia turística e como tenho a mania que tenho sempre razão ganhei esse cognome há alguns anos :D

Vale a pena lerem a página da Wikipédia sobre o Mao Tsé-Tung :D Espreitem aqui e digam-me o que acham :D Saliento desde já que a nossa alcunha é mesmo a única coisa que eu e o Mao Tsé-Tung temos em comum :)

Cidade onde apanhámos o autocarro para Yangshou :)

A junção do Oriente com o Ocidente: Minnie Mao's :D
Foto tirada pelo meu irmão :D Ele quer ser veterinário, adora animais :D

Estava tanto calor que decidi comer um gelado, e parámos numa gelataria italiana. É engraçado como no Oriente há uma certa obsessão pelas coisas ocidentais, e não é raro encontrarmos gelados italianos, pizzas italianas ou hambúrgueres americanos, com mais frequência até do que os próprios produtos típicos orientais :)

Comi um gelado com meia bola de ananás e meia bola de coco, e digo-vos: foi simplesmente o melhor gelado que comi na vida :D

Já na aldeia :D
O rio :D

Parece que este era um dos wallpapers do Windows XP :D

Barcos feitos com bambu :)

Condutor do nosso barco :)

Nesta aldeia eles usavam os pássaros para pescar. Como os pássaros nadavam bastante depressa apanhavam os peixes e depois os pescadores apanhavam os pássaros e faziam-nos vomitar expelir o peixe. Sinceramente não achei isto particularmente interessante de ver, mas é bastante típico desta região, e pelo menos foi menos agressivo do que quando vi a matança do porco na Papua (um dia falo-vos dessa experiência, graças à qual passei três meses sem comer carne).

Pastor com o seu búfalo :D

Olhem que arrozal tão grande :D

Arroz :D

Barquinho que vendia souvenirs :) Estes chineses são loucos :D

Barquinho que vendia espetadas de frango :D
Esta foto está perfeita :D

Na China os maracujás vendem-se a cerca de dez cêntimos a unidade. Eu já vos falei dos benefícios do consumo de maracujá aqui, e durante estas férias fiquei a transbordar deles :D

Os primeiros de muitos :D Eram deliciosos :D
Vista durante o caminho de volta :D
Há uns anos em conversa com um amigo meu chinês, o Zhu, ele disse-me que havia uma grande diferença entre os chineses do norte e os chineses do sul, e que os primeiros eram mais sérios e sisudos enquanto que os segundos eram mais simpáticos e acessíveis. É claro que como o Zhu era do sul não dei muito crédito a esta opinião: era como perguntar a alguém do Porto se as pessoas de Lisboa são mais simpáticas :D

No entanto, durante a nossa viagem pude confirmar que o Zhu estava correcto. As aldeias que visitámos eram de facto bastante pobres, mas as pessoas eram menos exploradoras e muito mais simpáticas e sorridentes do que, por exemplo, em Pequim onde eles são uma cambada de chulos antipáticos :)

Eu gostei imenso de conhecer as aldeias, que corresponderam por completo ao que eu imaginava da China :D Espero que tenham gostado também :D

Amanhã vou mostrar-vos a nossa visita à Reserva dos Pandas :D E hoje vou para Lisboa ter com o meu P. e matar saudades do meu ursinho baum :D