14 de setembro de 2012

A praxe e as acrobacias chinesas :)


Era o segundo dia das matrículas. Eu entrei na Faculdade pela primeira vez ao lado do meu pai, depois de uma viagem de carro longa e cansativa que me deixou ainda mais nervosa. 

Estátua do Sousa Martins em frente à minha Faculdade :)
Reconheci imediatamente a primeira pessoa que vi: era o F., um amigo de um rapaz da minha turma do ensino básico que me apadrinhou logo. Disse ao meu pai que ia ficar bem e depois comecei a ser praxada. 

A praxe na minha Faculdade consistia em fazermos pequenos jogos e cantarmos canções. Tentávamos matar formigas com gritos, jogávamos futebol com bolas de papel e o sopro, medíamos o chão com fósforos, saltitávamos de um lado para o outro sem pisar as riscas pretas, entre outros. Pelo caminho conhecíamos os outros caloiros e falávamos com os veteranos, que nos diziam onde tínhamos de ir e o que tínhamos de fazer. 

A dada altura questionei-me onde estaria o meu pai, e quando olhei para trás vi o meu pai a filmar tudo com o telemóvel, a sorrir e a chorar. Foi a segunda vez na minha vida que vi o meu pai a chorar, e nunca irei esquecer esse momento. Esse foi o momento em que eu soube que pertencia ali, e que os anos seguintes iam ser os melhores da minha vida.

Antes do início das aulas é já tradição acontecer a Noite de Santana, uma noite onde os caloiros ficam na Faculdade a fazer actividades e jogos. A minha primeira Noite de Santana foi absolutamente inesquecível. Vimos a Tuna e a banda, vimos a 'Canção de Lisboa', fizemos jogos e coreografias, pedimos a benção ao Sousa Martins e cantámos imensas músicas :) 

Uma das praxes consistia em dançarmos esta música tal como no vídeo :D Foi muito divertido :D

As minhas primeiras semanas da Faculdade foram absolutamente fantásticas, e grande parte disso deve-se à praxe. Foi na praxe que conheci os meus amigos quase todos (inclusivamente o P., como vos contei aqui). Foi na praxe que percebi que havia na minha Faculdade muitos estudantes de fora de Lisboa, e que tal como eu também eles sofriam com a distância da família, dos amigos e dos namorados. 

Eu adorei ser praxada, e todos os meus amigos partilham desta opinião. Gostávamos tanto da praxe que quando saíamos sozinhos nos praxávamos uns ao outros :D Quando foi a minha vez de praxar tentei estar à altura das pessoas que me praxaram a mim, mas confesso que achei que praxar não era de todo tão divertido como ser praxada :) 

Porque é que eu vos estou a contar isto? Porque hoje é a Noite de Santana na minha Faculdade, e pelo sexto ano consecutivo eu vou lá estar. E podem crer que vou praxar - afinal, é o meu ultimo ano na Faculdade :) 

Convido quem quiser assistir ou simplesmente conviver ou beber um copo a aparecer no Campo de Santana (também conhecido como Campo dos Mártires da Pátria). Venham assistir a uma praxe bem feita: sem humilhação e com muita diversão :) Se não puderem vir podem sempre partilhar comigo ideias giras e divertidas para praxar caloiros :D Amanhã conto-vos o que andei a fazer :)

A minha terceira casa :D
Ontem passei o dia a: 

* Fazer uma caminhada de duas horas com o P. até à loja dos emblemas (não foi uma ideia brilhante porque estava um calor de ananáses!);

Lisboa também tem sítios bem verdinhos :)

* Cozer emblemas na minha capa; 

* Dormir uma bela sesta;

* Brincar com os nossos porquinhos;

Estão um bocadinho assustados ainda, mas são as coisinhas mais fofinhas :D
PIP no meu colo a comer couve :D
* Matar saudades da nossa comida boa :D 

Esparguete à bolonhesa para o almoço :D
Com azeitonas e couves-de-bruxelas :D
E como este post já vai bem longo termino aqui com a continuação da reportagem sobre a minha viagem à China :D 

No sétimo lugar do meu top da China estão os espectáculos a que assisti: o espectáculo acrobático em Pequim e a Ópera em Chengdu.

Eu nunca fui ao circo e nunca tinha visto um espectáculo acrobático. Assistimos a um espectáculo acrobático na nossa primeira noite em Pequim e fiquei maluca de entusiasmo. Eu batia palmas com tanta força que o meu pai ainda hoje goza comigo, com direito a uma imitação parvinha e tudo :)



Acrobata lá em cima :D


Equilibrismo com cadeiras :D


Malabarismos com chapéus :D Foi a minha actuação preferida :D







Equilibrismo com guarda-chuvas :D
  
 
Esta actuação também foi fantástica! :D
Eles quase voavam :D







Equilibrismo em bicicleta :D


A roda da morte :)
Com três motas lá dentro, e no fim ficaram cinco! :D
Eu delirei com este espectáculo, e não fui a única :D A título de curiosidade, nós reparámos que os chineses têm o hábito de dizer 'uaaaaa' quando estão maravilhados :) Era muito engraçado, porque sempre que se via alguma coisa fantástica paralelamente ouvia-se um grande sussurro colectivo :D

Na nossa segunda noite em Chengdu fomos à ópera chinesa. A ópera tradicional chinesa tem partes de ópera tradicional, acrobacias, comédia e magia. Foi muito interessante, e o tempo passou a voar :)
 
Teatro :D



Ópera :)
Era em chinês, mas eu percebi que eles eram casados :)
Sombras com as mãos :D

Equilibrismo com tigela com óleo a ferver :D
Equilibrismo com panos :)




Danças :D



Esta parte do espectáculo foi verdadeiramente fantástica. Havia várias personagens com máscaras, e depois através de magia as máscaras mudavam :D Eu tentei perceber o truque com as fotos, mas acho que na verdade eles só são extremamente rápidos :D

 
Reparem que a máscara da cara dele mudou!
Eu fiz batota e pus a máquina fotográfica a disparar duas vezes por segundo :D





Mas mesmo assim não consegui perceber :D
Este espectáculo foi muito divertido :D 

Se tiverem alguma pergunta estejam à vontade, eu prometo que respondo a tudo o que quiserem saber :D

Até amanhã :D