13 de agosto de 2012

Os crepes de cacau e canela com laranja e coco e uma questão :)

Depois de um Sábado muito animado passado na Feira Medieval de Santa Maria da Feira entramos em pleno período de preparação para a nossa viagem :)

Ontem o meu dia resumiu-se a estar sentada na mesa no meio da confusão a preparar a nossa viagem e a estar deitada no sofá a ler o 'Fitfy Shades Darker', que entretanto acabei (eu disse que lia depressa!) :) 

Tudo o que preciso: portátil, lapiseira para ter na mão enquanto pesquiso, garrafa de água, livros e mapas :)
Nós gostamos dos guias da Lonely Planet :)
Recarregar baterias a meio da tarde :)
Segundo livro acabado! :)
O segundo livro da triologia 'Fifty Shades' é mais romântico do que o primeiro, e gostei de o ler. Mais uma vez não é uma grande obra da literatura, mas é um livro leve e feliz. Vou guardar o último livro para levar nas férias, e acho que entretanto vou começar a ler o 'Budapeste' do Chico Buarque. Eu ofereci o livro ao meu pai no aniversário dele, e ele gostou bastante. Conhecem? :)

Imagem retirada daqui
Depois se gostar vejo o filme :) (imagem retirada daqui)
Para o lanche decidi relaxar um bocadinho, e testei uma nova receita do livro '200 Receitas Baixas Calorias' :D 


Crepes de cacau e canela com laranja e coco (receita adaptada do livro '200 Receitas Baixas Calorias')

Ingredientes (para seis crepes): 

* 100g de farinha de trigo sem fermento; 
* 25g de cacau magro em pó;
* Uma colher de chá de canela;
* Um ovo; 
* 300ml de leite; 
* Uma laranja; 
* Duas colheres de chá de coco. 

Confecção: 

* Bater o ovo com o leite e juntar à farinha, ao cacau e à canela; 

* Mexer o preparado até se formar uma massa fofa; 

* Deixar repousar no frigorífico durante vinte minutos; 

* Mexer novamente; 

* Aquecer uma frigideira anti-aderente (untei com um pouquinho de manteiga) e adicionar uma concha pequena de massa, agitando a frigideira para que a massa fique espalhada; 

* Deixar cozinhar durante dois minutos e virar o crepe, deixando cozinhar do lado oposto durante um minuto; 

* Cobrir com o sumo da laranja e com o coco ralado (podem também optar por utilizar fruta fresca, canela ou compotas variadas). 

Eu já tinha experimentado a receita de crepes da Julia Child (que podem ver aqui), e sinceramente gostei mais dela. No entanto, estes crepes ficaram bastante bons e acho que ficaram com bom aspecto :D 

Que acham? :)
Se decidirem experimentar esta receita considerem-se avisados: o cacau em pó e a ausência de açúcar faz com que estes crepes não sejam de todo doces. Mesmo eu (que estou habituada a comer coisas sem açúcar) achei que o cacau em pó deixou estes crepes um pouco amargos, e da próxima vez (talvez ainda esta semana!) vou colocar apenas canela na massa e vou acompanhar com puré de maçã :D

Cada um destes crepes tem aproximadamente 100 calorias, o que faz com que comer um ou dois ao lanche seja bastante aceitável :)


Com sumo de laranja e coco :)


Entretanto eu e a minha mãe decidimos divertir-nos e experimentar a tinta de Henna que trouxemos da nossa viagem ao Dubai. Adivinhem quem serviu de cobaia? :)

Tinta de Henna :)
Tatuagem que fiz na Feira Medieval de Santa Maria da Feira
Desenho que a minha mãe fez, acho que nem ficou assim tão mau quanto isso só um bocadinho vá :)


Depois da tinta sair (sim, eu gosto mesmo muito deste pijama com renas)
Depois da tinta sair (nota-se bastante mais!)
Altura em que me arrependi profundamente de ter servido de cobaia
A desvantagem de tudo isto é que agora tenho um desenho gigante e meio infantil na perna que só vai sair daqui a duas semanas. Realmente, não nos podia ter dado para pior! :)

Entretanto vou aproveitar a oportunidade para responder ao desafio da Alice! :D 

Imagem retirada daqui
* Definir-me em cinco palavras: Teimosa. Entusiasmada. Sonhadora. Apaixonada. Infantil.

* Enumerar cinco coisas sem as quais não poderia viver: A minha família. O P. Os meus amigos. As pessoas à minha volta. Os meus sonhos.

* Enumerar cinco coisas que tenho mesmo de fazer até ao fim do ano: Começar a estudar para o exame da especialidade (Oh não!). Fazer uma viagem romântica com o P. Ter um Natal de sonho novamente. Fazer um monte de jantares temáticos. Voltar às minhas aulas de piano.

* Sorrir pelo menos cinco segundos: Feito :D

* Passar a cinco blogues que eu goste de ler: Vou passar o desafio a cinco blogues recentes, para que vocês os visitem e os conheçam :D 


Por último, tenho uma questão para vocês. Eu vou de férias para a China no dia 17 de Agosto e volto no dia 3 de Setembro, e pensei em deixar posts agendados todos os dias com o nosso plano para esse dia, algumas fotos dos locais que íamos visitar e alguma informação sobre esses locais.

Como tenho a moderação de comentários activada pensei em desactivar os comentários nos posts. De certa forma era apenas uma maneira de ficar na mesma próxima de vocês, e assim vocês acompanhavam a minha viagem :D Por essa razão, pensei em chamar a esses posts 'Vamos viajar com a Joana?' :D 

Que me dizem, querem viajar com a Joana? :D

Até amanhã! :D