28 de julho de 2012

Porque hoje me apetece desabafar (e falar sobre espargos) :)

Ontem de manhã fui tomar café com a T. 

Tempo fantástico (ou não!)
Eu conheci a T. no 10º ano, quando mudei de escola. Não nos tornámos logo amigas, mas como pertencíamos ao mesmo grupo de amigos fomos ficando próximas até nos tornarmos inseparáveis.

Durante os três anos do secundário a T. foi a minha melhor amiga. Com a T. eu ri, eu chorei, eu cresci, eu passei e venci alguns dos piores momentos da minha vida.

Com a T. eu vi pela primeira vez o 'The Princess Diaries', e por isso é que ainda hoje gosto tanto do filme. Uma vez eu chorei tanto que a T. limpou-me o nariz com a manga da camisola dela. Com a T. eu soube o que era ter uma amiga a sério, para tudo, para sempre. 

Imagem retirada daqui
A T. não é uma pessoa nada simples. A T. tem uma paixão maluca por motas, e é capaz de reconhecer a marca de uma mota apenas pelo som. A T. tem um sentido de humor fantástico, e é especialista em fazer-me rir. A T. é extremamente reservada, e nunca partilha nada sobre a vida dela.

Quando entrámos na Faculdade nem eu nem a T. soubemos lidar bem com a distância. Fizemos novos amigos, não estávamos juntas, raramente tínhamos tempo para nos encontrarmos ao fim-de-semana, nenhuma de nós gostava de falar ao telefone (e ainda não gostamos) e a nossa amizade começou a ocorrer apenas com mensagens esporádicas e com raros encontros nas férias. E assim se passaram quatro anos.

A T. nunca foi a pessoa mais comunicativa do mundo, e a partir de dada altura eu comecei a ficar com a sensação que estava a fazer tudo na nossa relação. E comecei a ficar zangada.

Há um ano e meio eu passei por uma altura muito complicada, e tive de lidar com aquela que foi sem dúvida a fase mais difícil da minha vida. A T. estava lá, como sempre esteve, mas à sua maneira. E isso para mim simplesmente deixou de chegar. Precisava de mais. Precisava de atenção, precisava de carinho, precisava de colinho. Precisava da minha melhor amiga. E fiquei zangada com a T. porque me senti abandonada.

Afastei-me dela. Nunca falei com ela sobre aquilo que sentia, nunca a confrontei. Simplesmente afastei-me, e deixei de falar com ela durante um ano inteiro.

Ora este ano eu ando a fazer sérios progressos na minha capacidade de confronto. Isto pode parecer-vos ridículo, mas nem imaginam como a minha incapacidade de confrontar as pessoas afecta a minha vida diária, e ando há alguns meses a aprender essa arte que é confrontar os outros. Começou com o P., com a minha família, com os meus amigos, com os estranhos no trânsito, com os estranhos no comboio, e na semana passada achei que estava pronta para dar o último passo: a T.


Ontem de manhã encontrei-me com a T., e foi estranho. Não foi como sempre, não foi automático. Somos duas pessoas a tentar descobrir novamente como ser amigas. Somos duas pessoas muito diferentes. Agora a única coisa que eu e a T. temos em comum é o facto de termos partilhado o nosso passado.

Café da praia onde ficámos :)



Marginal onde faço caminhadas :D


Quando eu voltei para casa confesso que estava um bocado triste, e nem sequer sei muito bem porquê. Talvez porque tinha as expectativas demasiado altas porque estou demasiado agarrada à T. do passado e às pessoas que ambas fomos um dia.

Ajudei a minha avó a fazer o almoço, que foi feijoada de frango com cenoura e feijão verde cozido :) 



Depois do almoço, e como o tempo continuava mau, decidi deitar-me no sofá a chafurdar em auto-comiseração ver o Intouchables com o meu irmão. Gostei imenso do filme, e recomendo vivamente :D

Imagem retirada daqui
Quando a minha mãe chegou estivemos imenso tempo a conversar na varanda, algo que já se tornou habitual nos meus fins de tarde :D 



Ainda aproveitei a oportunidade para fazer uma surpresa à minha mãe, e ofereci-lhe uma prenda :D


Vamos as duas ao concerto da Ivete Sangalo amanhã :D
É claro que os meus pais perceberam que eu estava a chafurdar em auto-comiseração um bocadinho desanimada, e convenceram-me a irmos ao cinema ver o Madagascar 3: Europe's Most Wanted :) 

Imagem retirada daqui
Jantámos num restaurante brasileiro com buffet de saladas (enchi o bandulho de saladas variadas e comi arroz, feijão, couve e picanha à qual tirei a gordura). Antes de irmos para o cinema ainda passámos pela KIKO, onde comprei três vernizes novos a 1.5€ :D 

Quem é a mulher que não fica mais animada com compras? :)
Eu adoro todos os filmes do Madagascar, e como sempre fartei-me de rir :D 

Hoje acordei ao meio-dia. Não é muito habitual eu dormir até tão tarde, mas soube-me mesmo bem :D 

Para o almoço fiz uma omelete de espargos. Eu e as omeletes temos uma relação um bocado conflituosa, porque eu nunca fico satisfeita com o resultado visual final. Mas hoje até nem ficou má de todo :D 

Omelete de espargos com espargos salteados :)

Ovos mexidos com espargos e queijo do meu pai :)
Omelete de queijo de ovelha do meu irmão :)
Os espargos são baixos em calorias e em sódio, e são uma boa fonte de fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio, magnésio, zinco, ferro, fósforo, cobre e selénio.

Composição nutricional dos espargos (por cada 100g):

Calorias: 20
Proteínas: 2.2g
Hidratos de Carbono: 3.9g
Açúcares: 1.9g
Fibras: 2.1g 
Gorduras: 0.1g

5% da DDR de vitamina A
12% da DDR de vitamina B1
12% da DDR de vitamina B2 
7% da DDR de vitamina B3
5% da DDR de vitamina B5
7% da DDR de vitamina B6
13% da DDR de vitamina B9
7% da DDR de vitamina C 
7% da DDR de vitamina E
40% da DDR de vitamina K 

2% da DDR de cálcio
16% da DDR de ferro
4% da DDR de magnésio
10% da DDR de manganésio
7% da DDR de fósforo    
4% da DDR de potássio
6% da DDR de zinco 

Os espargos são também ricos em antioxidantes. Seis espargos contêm ainda metade da dose diária recomendada de ácido fólico, um nutriente que tem vindo a ser implicado na diminuição da homocisteína e, consequentemente, na diminuição do risco cardiovascular.

Um estudo sul-coreano indicou que o consumo de espargos diminuía a sensação de ressaca após o consumo de álcool.


Por outro lado, o consumo de espargos promove o aparecimento de um odor desagradável da urina. Actualmente acredita-se que a maioria da população mundial produz o odor, mas que apenas cerca de 22% da população consegue reconhecer o odor (pessoalmente nunca reparei em nada).

Como sempre, aqui vão alguns artigos:

1. S. C. Mitchell (May 1989). "Asparagus and malodorous urine". Br J. Clin. Pharmac 27 (5): 641–2. PMC 1379935. PMID 2757888.

2. Pelchat, M. L.; Bykowski, C., Duke, F. F., Reed, D. R. (2010). "Excretion and Perception of a Characteristic Odor in Urine after Asparagus Ingestion: a Psychophysical and Genetic Study". Chemical Senses 36 (1): 9–17.

3. Lison M, Blondheim SH, Melmed RN. (1980). "A polymorphism of the ability to smell urinary metabolites of asparagus". Br Med J 281 (6256): 1676–8.

4. Eriksson N, Macpherson JM, Tung JY, Hon LS, Naughton B, Saxonov S, Avey L, Wojcicki A, Pe'er I, Mountain J (2010). Gibson, Greg. ed. "Web-Based, Participant-Driven Studies Yield Novel Genetic Associations for Common Traits". PLoS Genet. 6 (6): e1000993.

5. White RH. (1975). "Occurrence of S-methyl thioesters in urines of humans after they have eaten asparagus". Science 189 (4205): 810–11.

6. "Excretion and Perception of a Characteristic Odor in Urine after Asparagus Ingestion: a Psychophysical and Genetic Study". Chemical Senses , Oxford Journals, Oxford University Press. July 26, 2010.

7. Waring RH, Mitchell SC and Fenwick GR (1987). "The chemical nature of the urinary odour produced by man after asparagus ingestion". Xenobiotica 17 (11): 1363–1371.

8. Mitchell S.C. (2001). "Food idiosyncrasies: beetroot and asparagus". Drug Metabolism and Disposition 29 (4): 539–543. PMID 11259347.


Depois do almoço tomei um cafézinho na varanda e fui ao cabeleireiro com a minha mãe arranjar as sobrancelhas :) Ainda aproveitei para cortar o meu cabelo, e gostei do resultado :D 

Ficou um bocadinho mais curto (esta foto já foi na Feira do Mirtilo, há um mês) :)
As minhas sobrancelhas já estavam vagamente parecidas com as do avô da Heidi! :D
Depois do cabeleireiro fomos ao L'Kodak, um bar na praia do Aterro :)




Limonada para mim, champanhe para a minha mãe :)
Um bocadinho doce demais, mas bem fresquinha :D
A minha mãe com o verniz azul que comprámos ontem e eu com o roxo da KIKO :D
Daqui a nada vou para um jantar de aniversário :)

Até Segunda-feira! :D