5 de julho de 2012

Do risotto al pollo e funghi e dos muffins de mirtilo :D

Ontem foi novamente um dia cheio de experiências culinárias. Realmente não há nada melhor para despertar a minha vontade de cozinhar do que passar horas a estudar :D 

Para o pequeno-almoço comi um iogurte líquido de framboesa do Continente e um pão de cereais com uma fatia fina de peito de peru :) 

Passei a manhã a estudar e a meio da manhã o P. sugeriu do nada que eu podia fazer um artigo sobre os autobronzeadores (ou sobre o bronzeamento artificial em geral). Aproveitei para pesquisar algumas coisas sobre o tema, e amanhã falo-vos disso :D Também pesquisei um pouco sobre os alimentos que estimulam a síntese de melanina e aumentam o bronzeado :D

Tema de amanhã :D
Entretanto vi uma receita de risotto mesmo cheia de bom aspecto e pensei em fazer risotto para o almoço :D

Risotto al pollo e funghi (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para duas pessoas):

* Arroz próprio para risotto (usei arroz de sushi, que ainda havia cá em casa e que é semelhante ao arroz arbóreo); 
* Meia chávena de chá de vinho branco; 
* Azeite q.b.;
* Cebola picada (usei congelada); 
* Alho picado (usei congelado); 
* Cogumelos laminados; 
* 200g de peito de frango cortado aos cubos; 
* Um litro de água;
* Um caldo de frango (opcional, eu não coloquei); 
* Pimentão doce, paprika, salsa picada, louro e uma pitada de sal.

Confecção: 

* Aquecer a água com o sal e, se utilizarem, o caldo de frango; 

* Fazer um refogado com o azeite, o alho e a cebola e adicionar os cogumelos; 

* Adicionar o arroz e deixar fritar, mexendo sempre até ficar translúcido; 

* Adicionar o vinho branco; 

* Quando o vinho branco evaporar juntar aos poucos a água, deixando sempre a água ser absorvida pelo arroz antes de deitar mais um pouco; 

* Deixar cozinhar a gosto, mexendo sempre; 

* A meio da cozedura juntar os pedaços de frango;

* Quando cozinhado envolver um pouco de queijo ralado (na receita indica queijo parmesão, mas confesso que me esqueci completamente deste passo) :)

Risotto al pollo e funghi :D



Este prato ficou mesmo fantástico :D No fundo esta receita não passa de um arroz de frango com cogumelos mais elaborado, mas é uma forma bastante saborosa e original de variarmos um pouco dos nossos pratos habituais :D Podem ver a nossa receita habitual de arroz de frango aqui :) 

Passei novamente a tarde a estudar, desta vez em casa :) Ainda fiz algumas pausas para treinar no piano, mas passei quase toda a tarde de volta da matéria do meu próximo exame (que, já agora, é de Medicina). 

Para o jantar fizemos peito de peru cortado aos cubinhos estufado com ervilhas e molho de tomate e acompanhámos com esparguete :) Decidi acompanhar com courgette salteada, mas quando abri o frigorífico reparei que também tinha beringela e tomate. Ora courgette, beringela e tomate pedem o quê? Ratatouille, pois claro :D 

Eu já tinha feito ratatouille aqui e desta vez fiz uma receita adaptada e mais rápida :D

Ratatouille um bocadinho aldrabado (receita adaptada daqui)

Ingredientes: 

* Uma courgette; 
* Uma beringela; 
* Um tomate; 
* Uma chávena de chá de molho de tomate; 
* Orégãos; 

Confecção: 

* Ligar o forno a 200º; 

* Num tabuleiro de ir ao forno colocar os vegetais alternados e ligeiramente sobrepostos; 


* Em cima colocar a chávena de chá de molho de tomate e os orégãos;

* Levar a assar durante quarenta minutos. 





Não ficou tão bonito como o nosso ratatouille original, mas ficou bastante aceitável :D Além disso, este acompanhamento tem a grande vantagem de ser fácil de fazer e de render bastante. Podem inclusivamente guardá-lo para refeições posteriores ou congelá-lo :)

O nosso primeiro ratatouille :D
Ainda no seguimento deste tema, ontem li um artigo muito interessante no 'A economia cá de casa' sobre formas de se poupar tempo enquanto se cozinha :) Aqui vai um apanhado das dicas do artigo, ao qual acrescentei algumas dicas minhas :D

* Ter os vegetais lavados e fechados num saco no frigorífico, e assim a salada está pronta a usar (o mesmo pode também ser feito com espinafres prontos a saltear) :) 

* Além disso, eu também costumo comprar vegetais já preparados (por exemplo cenoura já ripada ou alface iceberg já cortada). Não é uma situação ideal porque alguns dos nutrientes vão desaparecendo com o contacto com o ar, mas é melhor do que não comer vegetais nenhuns :) 

* Eu também tenho sempre imensos legumes congelados como cebola, alho, brócolos, couve-flor, feijão verde, pimento vermelho, feijão de soja, couves-de-bruxelas, grelos e mistura de legumes chineses :) Assim só é preciso cozer directamente em água a ferver ou saltear :) 

* Nós compramos sempre cebola e alho já picados e congelados. É claro que fica um pouco mais caro, mas na nossa opinião compensa imenso porque poupamos bastante tempo (e não temos o trabalho desagradável de ter de picar tudo) :) Mesmo que não queiram comprar alho e cebola já congelados podem picar em casa e congelar - nós fazemos isso com o pimento vermelho, por exemplo :) 

Pimento vermelho congelado :D
* Tenham sempre temperos à mão, inclusivamente temperos caseiros para saladas com azeite e vinagre ou sumo de limão. A Joana Roque também fala de ter sempre em casa um molho simples para temperar grelhados ou massa de alho caseira. 

* Cá em casa a salada é sempre comida sem temperos, mas temos sempre molho de tomate já preparado no frigorífico :) Além disso, temos duas misturas de especiarias já preparadas que eu trouxe do mercado da Bastilha em Paris: uma para a carne e outra para os cogumelos :)

Tempero para a carne :)

Tempero para os cogumelos :D
* Quem tem uma cafeteira eléctrica pode aproveitar para aquecer a água para acrescentar ao arroz ou aos legumes, e assim o processo de cozedura é bastante mais rápido :)

* Deixar a descongelar durante o dia o que se vai preparar para o jantar é uma dica muito útil que permite poupar imenso tempo :D Além disso, podem ainda fazer uma ementa semanal, o que também poupa imenso tempo porque não há indecisões :) Cá em casa só não temos ementa semanal porque já tentámos adoptar isso e nunca resultava muito bem :)

* Preparar algumas coisas no fim-de-semana ou nos tempos livres. Às vezes quando temos tempo eu e o P. optamos por cortar pimento para congelar, fazer comida a mais e guardar em doses pequenas ou fazer sopa e congelar :)

* Guardar a carne e o peixe de acordo com o planeamento de refeições. Cá em casa a carne e o peixe vão sempre para o congelador em doses para duas pessoas e peço no talho para picarem a carne ou para cortarem em bifes ou em cubinhos :) Assim é só descongelar a carne e está pronta a usar sem ser necessário dispensar mais tempo para a preparação :D 

* Ter sempre carne picada em casa. A carne picada é imensamente versátil: com ela podem fazer bolonhesa, chili, almôndegas, hambúrgueres, lasanha, empadão ou beringela recheada (ou outros legumes como pimento, tomate, abóbora ou corgette). Podem ver algumas das minhas receitas de carne picada aqui :)

* Ter tarefas bem definidas. Quando são pratos já habituais cá em casa o P. cozinha e eu sou a brigada da limpeza. Coloco os ingredientes necessárias na bancada, arrumo os que já não são precisos e limpo tudo no fim :D Quando são pratos novos ou especialidades minhas invertemos os papéis :)

Quando eu e o P. começámos a viver juntos achávamos que cozinhar era uma seca dos diabos. Entretanto começámos a habituar-nos e a gostar de cozinhar, e agora já é quase algo mecânico :)

Espero que tenham achado o meu artigo útil, embora o mérito não seja de todo meu mas sim da Joana Roque :) Podem ver o artigo dela aqui :)

Depois do jantar fiz muffins de mirtilo :D Desta vez utilizei como base a minha receita de muffins de framboesa, que adaptei um pouco :)

Muffins de mirtilo

Ingredientes (para seis muffins):

* 40g de farinha de trigo com fermento;
* 40g de farinha de trigo integral;
* 20g de sementes de linhaça moídas;
* 20g de açúcar branco;
* 125 ml de sumo de mirtilo;
* Um ovo e uma clara;
* Mirtilos.

Confecção:

* Numa tigela, misturar os ingredientes secos;

* Noutra, misturar bem o ovo, a clara e o sumo de mirtilo;

* De preferência não partir um ovo no chão, porque é aborrecido para limpar;

* Juntar os dois preparados rapidamente;

* Colocar a massa em forminhas para muffins de silicone;

* Colocar quatro mirtilos por cima de cada muffin e pressionar ligeiramente;

* Colocar em forno pré-aquecido a 180º durante 25 minutos.











E com esta receita acabei com os mirtilos que trouxe de casa, por isso podem respirar de alívio! :) Queria ter experimentado muito mais receitas (nomeadamente scones de mirtilo, pão de mirtilo, panquecas de mirtilo e crepes de mirtilo), mas vai ter de ficar para o fim-de-semana :)

Estes não foram os melhores muffins que já fiz, mas penso que isso se deve ao facto de agora a fasquia estar extremamente alta :D Mas ficaram agradáveis, saborosos, não muito doces e molhadinhos por dentro. 

Não cresceram quase nada no forno, provavelmente por ter utilizado farinha com fermento e não fermento em pó. Eu confesso que não sou muito fã de utilizar farinha com fermento, mas há uma embalagem para gastar cá em casa por isso utilizei-a :) 

Curiosamente estes muffins ficaram menos doces do que os muffins de laranja e coco que fiz e que não levaram qualquer açúcar :)

Antes de irmos para a cama ainda vimos um filme :) Optámos por ver o 'Mindhunters', um filme que o meu amigo M. nos tinha sugerido.  


Imagem retirada daqui
É um filme interessante, mas não é nada de extraordinário. A história fez-me lembrar um dos meus livros preferidos de sempre, o 'And Then There Were None' da Agatha Christie, também conhecido como 'Ten Little Indians' ou 'Ten Little Niggers'. Se não conhecem o livro aconselho vivamente que o leiam, porque é na minha opinião o melhor livro da Agatha Christie :D

Hoje vou para o Porto e vou ficar lá a estudar até Terça-feira :) Embora eu fique sempre triste porque fico sem o meu P. (e nós somos mesmo maus a namorar à distância) também fico feliz porque estou com os outros dois homens da minha vida: o pequenino e o grande :D  

Durante os próximos dias vou: 

* Dar umas belas braçadas na piscina Estudar! 
* Fazer um bolo com o meu irmão (ele pediu-me e eu não consigo dizer-lhe que não) :D
* Jogar Guitar Hero na Playstation; 
* Fazer pão na máquina de fazer pão;

Até amanhã! :D