4 de julho de 2012

Do fettucine di mare e da mousse de meloa e melancia :)

Durante o dia de ontem quase nada correu como eu estava à espera. 

Quando eu acordei esperava fazer uma corrida com o P. de manhã, almoçar hambúrgueres de salmão, passar a tarde a estudar em casa, jantar feijoada de marisco e fazer muffins de mirtilo. Mas não foi bem isso que aconteceu :) 

Para o meu pequeno-almoço comi o último bagel de mirtilo, no qual barrei novamente compota de mirtilo :D 

Compota de mirtilo sem açúcar :)






Aproveitei o facto de estar uma manhã relativamente fresca para ir correr com o P, e ainda conseguimos correr uns vinte minutos até o meu pé começar a doer a serio. 

A história da minha lesão no pé aconteceu há cinco anos atrás. Na altura, decidi ir fazer uma caminhada de cinco horas a pé na véspera de ir de férias para o México com os meus pais (sim, de vez em quando eu tenho assim umas ideias verdadeiramente fantásticas). 

Como íamos para o México via Madrid decidimos passar três dias em Madrid, e logo no primeiro dia eu comecei a sentir que algo se passava. Comecei a ter dores enormes no bordo externo do pé direito, ao ponto de mal conseguir andar. No segundo dia da nossa viagem nem sequer conseguia pousar o pé no chão sem gritar de dores, e tive de ir para o hospital ao colo do meu pai. Para terem uma ideia, eu nem sequer conseguia dormir tapada, porque o simples toque do lençol no pé causava-me uma dor mesmo intensa.

No hospital disseram que eu tinha calcificação no pé, que estava bastante inflamada e que era necessário eu tomar anti-inflamatório. É claro que na altura esta explicação me pareceu bastante lógica, principalmente porque efectivamente melhorei depois de tomar o anti-inflamatório e confesso que nunca mais pensei no assunto. 

Há uns dois anos senti a dor outra vez, exactamente no mesmo sítio. Na altura ainda ponderei ir a uma consulta de Medicina Física e Reabilitação, mas tinha acabado de passar por uma fisioterapia longa e dolorosa (por causa de uma miofasceíte do trapézio) e não estava com muita vontade de ficar na mesma situação. Como não era uma dor tão intensa como senti da primeira vez acabei por não fazer nada, e eventualmente a dor passou.

Na Terça-feira passada o P. desafiou-me para irmos correr à meia-noite, e logo no dia seguinte eu comecei a sentir a dor novamente. Pensei logo que poderia ser a mesma lesão e tive algum cuidado nos dias seguintes, mas a dor mantém-se desde então. Não está pior, mas está lá: quando ando, quando corro e quando mudo de posição no sofá.

Ontem quando fui correr a dor piorou bastante. Como não sou adepta de sofrer estabeleci logo um plano de acção que numa primeira fase implica descanso, aplicação de gelo no pé e esperar que isto melhore em alguns dias. Se não resultar lá terei de tomar anti-inflamatório. 

Como não estávamos com muita fome para o almoço decidimos guardar os hambúrgueres de salmão para o jantar e fazer um caldo verde saudável e rápido :) A receita é sensivelmente igual à que já vos mostrei aqui, mas adaptei as quantidades para fazer apenas quatro doses :)

Meia hora, uma refeição da Joana :D
Caldo verde saudável e rápido em 25 minutos

Ingredientes (para quatro doses): 

* Uma courgette; 
* 100g de couve-flor (utilizo couve-flor congelada); 
* Meia cebola picada (utilizo cebola congelada);
* Um dente de alho picado (utilizo alho congelado);
* Couve de caldo verde (que cá em casa tem o nome de 'couve mineira'); 
* Pimentão doce, paprika, piri-piri e sal a gosto. 

Confecção:

* Colocar água a ferver;

* Cozer a courgette, a cebola e o alho e a couve-flor;

* Juntar os temperos a gosto;

* Passar com a varinha mágica;

* Juntar a couve de caldo verde.

Comemos uma bela quantidade de caldo verde e para sobremesa comi uma pêra enorme e super saborosa :)

Almoço :D


Garanto-vos que não se nota a diferença entre o meu caldo verde e o caldo verde habitual com batata, possivelmente devido à utilização da couve-flor, que faz com que o meu caldo verde fique bastante cremoso. 

A couve-flor é baixa em gorduras e em hidratos de carbono e rica em fibras, minerais e vitaminas como a vitamina B5, a vitamina B6, a vitamina B9, a vitamina C e a vitamina K.

Composição nutricional da couve-flor (por cada 100g):

Calorias: 25
Proteínas: 2g
Hidratos de Carbono: 5g
Açúcares: 2g
Fibras: 2g
Gorduras: 0.3g

4% da DDR de vitamina B1
5% da DDR de vitamina B2
3% da DDR de vitamina B3
13% da DDR de vitamina B5
14% da DDR de vitamina B6
14% da DDR de vitamina B9
58% da DDR de vitamina C
15% da DDR de vitamina K

2% da DDR de cálcio
3% da DDR de ferro
4% da DDR de magnésio
6% da DDR de fósforo
6% da DDR de potássio
2% da DDR de sódio
3% da DDR de zinco

A couve-flor contém ainda vários fitoquímicos que apresentam efeitos benéficos para a saúde, como o sulforafano e outros glucosinolatos, os carotenóides e o indole-3-carbinol. Estes compostos têm vindo a ser relacionados com a reparação do ADN e, consequentemente, com um atraso no crescimento de células tumorais, principalmente ao nível da mama, da próstata e do cólon.

No entanto, cozer a couve-flor reduz o nível destes compostos, com perdas na ordem dos 30% ao fim de cinco minutos, dos 50% ao fim de dez minutos e dos 75% ao fim de trinta minutos. Por outro lado, outros métodos de preparação como a cozedura a vapor, a cozedura no microondas e a fritura não apresentam efeitos significativos ao nível da quantidade destes compostos.

A couve-flor pode também ser assada ou comida crua. Uma vez que não contém amido, a couve-flor pode ser utilizada em substituição da batata para diminuir o nível calórico de alguns pratos,
uma vez que apresenta a mesma textura e um sabor semelhante.

Eu gosto bastante de couve-flor e costumo comê-la cozida, acrescentá-la na sopa ou juntá-la ao puré de batata :)

Se quiserem saber mais, aqui vão alguns artigos :)

1. Dickson, M.H., Lee C.Y., Blamble A.E. (1988). "Orange-curd high carotene cauliflower inbreds, NY 156, NY 163, and NY 165". HortScience 23: 778–779.

2. Warwick Medical School, University of Warwick (2007-05-15). "Research Says Boiling Broccoli Ruins Its Anti Cancer Properties.".

3. Kirsh, VA; Peters U, Mayne ST, Subar AF, Chatterjee N, Johnson CC, Hayes RB (2007). "Prospective study of fruit and vegetable intake and risk of prostate cancer". Journal of the National Cancer Institute 99 (15): 1200–9.

4. Fenwick, G. Roger; Heaney, Robert K., Mullin, W. John, VanEtten, Cecil H. (1 January 1982). "Glucosinolates and their breakdown products in food and food plants". C R C Critical Reviews in Food Science and Nutrition 18 (2): 123–201. 

5. Shin, I.S.; Masuda H., Naohide K. (August 2004). "Bactericidal activity of wasabi (Wasabia japonica) against Helicobacter pylori.". Int J Food Microbiol 94 (3): 255–61. 

Durante a tarde eu comecei novamente a ficar cheia de sono, por isso convenci o P. e fomos estudar para a Quinta das Conchas :) Eu já vos tinha falado da Quinta das Conchas quando fizemos o nosso piquenique, e é um sítio mesmo agradável para passar umas horas refrescantes no Verão :D 

Levei o meu biquíni novo, a toalha e as folhas para estudar e passámos umas horas bem relaxantes :D

Local onde ficámos :D


Vista para cima :D



Folhas de estudo :D


Para o jantar tínhamos pensado fazer os hambúrgueres de salmão, mas quando comecei a cortar o salmão em pedacinhos apeteceu-me comer um belo fettucine com salmão e marisco :D 

Meia hora, uma refeição da Joana :D
Fettucine di mare em 23 minutos

Ingredientes (para duas pessoas): 

* Dois lombinhos de salmão; 
* Marisco congelado a gosto (usei mexilhão, camarão, amêijoa e berbigão); 
* Fettucine a olho;
* Uma pitada de sal; 
* Açafrão em pó, caril em pó, pimentão doce, paprika e piri-piri; 
* Cebola picada (usei congelada);
* Alho picado (usei congelado); 
* Ervilhas (usei congeladas). 

Confecção: 

* Colocar água a ferver numa panela com uma pitada de sal; 

* Juntar o fettucine e deixar cozer durante algum tempo; 

* Juntar o marisco congelado e o salmão; 

* Juntar a cebola picada, o alho picado e as ervilhas (podem também juntar cenoura ralada e pimento picado, por exemplo);

* Temperar e deixar cozinhar :) 

Salmão cortado :)

Jantar :D



Soube-me mesmo bem :D Ainda aproveitei para guardar a água que sobrou, e assim tenho caldo de marisco já pronto :D Um óptimo truque é congelarem o caldo de marisco (ou de frango, por exemplo) nas cuvetes de gelo, e quando precisarem o caldo está pronto a utilizar :)

Caldo do marisco :D
Esta receita acaba por ser semelhante à receita da minha paella :) Tal como costumo fazer com a paella, também aproveitei para fazer o dobro da quantidade de fettucine para congelar :) E aqui está como em meia hora preparei um jantar rápido, original e muito saboroso :D

Para sobremesa comi meia meloa, que estava tão saborosa e docinha que pensei imediatamente em fazer uma mousse de meloa e melancia :D 

Da última vez que fui às compras trouxe uns iogurtes líquidos de melancia da marca Continente que nunca tinha experimentado. Eu confesso que não sei de onde vem este meu gosto pelos iogurtes de melancia (até porque eu não gosto de melancia!), mas como os meus iogurtes preferidos de sempre são os iogurtes de melancia e morango da Adagio decidi experimentar os do Continente e fazer uma bela mousse :D

Iogurte de melancia do Continente :)
Mousse de meloa e melancia 

Ingredientes: 

* Meia meloa cortada em pedaços; 
* Um iogurte líquido de melancia; 
* Duas folhas de gelatina (talvez seja melhor utilizarem três ou quatro);  

Confecção: 

* Partir a meloa em bocados e juntar ao iogurte líquido;

* Triturar com a varinha mágica até ficar uma mistura relativamente homogénea; 

* Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria durante cinco minutos;

* Escorrer as folhas de gelatina e derreter no microondas (dez segundos costumam chegar);

* Juntar o preparado anterior à gelatina (e não o oposto), bater bem e levar ao frigorífico em dois copinhos até solidificar.

Antes de ir ao frigorífico :)


Da outra vez que fiz mousse de meloa tinha concluído que era necessário usar mais folhas de gelatina do que o habitual, uma vez que a meloa é bastante sumarenta. Como hoje utilizei um iogurte líquido (e não um iogurte sólido, como tem sido hábito) deveria ter utilizado mais folhas de gelatina, mas não havia cá em casa! 

A mousse não ficou tão sólida como o costume mas ficou muito deliciosa e fresquinha :D 

Três horas depois :)
Passámos o final do serão a ver o 'This Means War', uma comédia romântica que me tinha sido aconselhada :) É um filme agradável que se vê bem, embora muito sinceramente eu não tenha gostado do final. Já viram? :)
Imagem retirada daqui
Hoje vou passar o dia a estudar e a fazer muitos miminhos ao P., porque amanhã vou para casa! :) 

Por fim, aqui vão as minhas três participações para o capítulo 'Snacks e Lanches' do Desafio do Livro da Batata Mole :D







Até amanhã! :D