28 de junho de 2012

Do pão caseiro e do esparregado :D

Ontem passei a manhã a estudar Pediatria. A meio da manhã ainda aproveitei para fazer o meu pão caseiro :) Usei uma farinha própria para fazer pão de cereais e foi só juntar água e seguir os passos :)

Pão de cereais

Ingredientes (para seis pães com 60g): 

* 250g de farinha para pão de cereais; 
* 140ml de água morna. 

Confecção: 

* Verter a água no centro da farinha e amassar bem durante dez a quinze minutos; 

* Colocar numa tigela, tapar com um pano lavado e seco e deixar num sítio quente durante 45 minutos; 

Antes de levedar :)
A levedar :)

Depois de levedar
* Amassar novamente, formar bolinhas e colocar num tabuleiro do forno enfarinhado; 



* Polvilhar com farinha e cobrir o tabuleiro durante uma hora (ou mais);

* Levar ao forno pré-aquecido a 220º durante 35 minutos.

Resultado :)


O pão ficou bastante saboroso, e ficou crocante por fora e mole por dentro :) Eu gostei imenso, mas o P. é mais apreciador do pão mole por fora também, por isso vou continuar a melhorar a minha receita :)

Para o almoço fiz arroz à bolonhesa :) A receita é sensivelmente igual a esta, mas a minha bolonhesa de hoje não levou cogumelos :) Acompanhei com arroz de cenoura e com esparregado :D 

Esparregado igual ao da mãe da Joana (finalmente!)

Ingredientes: 

* 200g de grelos congelados (a minha mãe usa religiosamente os grelos da Bonduelle e jura que fazem toda a diferença); 
* Alho picado a gosto (usei congelado);
* Azeitonas verdes às rodelas; 
* Uma colher de sopa de vinagre (usei vinagre de lima e de limão);
* Uma pitada de sal. 

Confecção:

* Colocar um fio de azeite numa frigideira anti-aderente; 

* Refogar o alho no azeite e juntar os grelos ainda congelados; 
* Deixar os grelos amolecerem até ficarem desfeitos; 

* Juntar as azeitonas e uma pitada de sal; 

* Deixar cozinhar mais um pouco;

* Juntar o vinagre (era isto que me faltava!);

Aprovado :D
* Triturar com a varinha mágica até ficar com a consistência de esparregado :)

Almoço :D

Esparregado :D

Soube-me mesmo bem :D Depois do almoço dediquei-me novamente ao estudo e ainda vimos alguns episódios de Dragonball :D 

Eu sempre gostei de ver Dragonball, e agora que o P. arranjou os 508 episódios do Dragonball (bem como os 25 filmes) podemos vê-los nas pausas do nosso estudo :D 

A minha personagem preferida do Dragonball sempre foi o Vegeta :) Não vos sei explicar porquê, mas lembro-me nitidamente de ser mesmo fascinada com a personalidade dele. Confesso que sempre gostei de homens convencidos com personalidades fortes :)

Vegeta :D
Antes de sair de casa experimentei um dos meus pãezinhos, que ainda estavam quentinhos :D 


Com doce de laranja :D
Passei o resto da tarde a conversar e a tomar café com a Lu :) 

E cheguei a casa mesmo a horas, porque estava a dar o nosso hino :D Vi o jogo com o P. e com quatro amigos do P., e acho que nunca tinha sofrido tanto a ver um jogo de futebol! 

Quando o jogo acabou fiquei inconsolável. Fiquei mesmo triste e desapontada. Assim sendo, decidi fazer algo que me animasse e fui para a cozinha :D 

No Domingo o meu grande amigo M. faz anos e nós tínhamos decidido fazer-lhe uma festa. Eu ainda não tinha falado sobre isto porque até agora a festa era surpresa e o M. lê o meu blog, mas agora o M. já sabe :) 

Eu fiquei de cozinhar os meus folhados de alheira e uma sobremesa. Como a sobremesa preferida do M. é leite creme sem açúcar no topo e polvilhado com canela achei melhor testar uma receita :) É que eu não gosto de leite creme, por isso nunca tinha experimentado fazer em casa :) 

Leite creme (receita adaptada daqui)

Ingredientes (para uma dose pequenina): 

* 167ml de leite; 
* Casca de meio limão; 
* Um pau de canela; 
* 20g de açúcar;
* 10g de amido de milho (farinha maizena); 
* Uma gema batida. 

Confecção: 

* Ferver o leite com a casca de limão e o pau de canela;

* Misturar o açúcar e a farinha numa panela e adicionar pouco a pouco o leite fervido até envolver toda a mistura; 

* Levar ao lume para ferver até engrossar, mexendo sempre;

* Adicionar a gema batida e levar de novo ao lume durante 2 minutos, sem nunca deixar de mexer;

* Colocar o leite creme num copinho e polvilhar com canela e com raspa de meio limão (em alternativa podem espalhar um pouco de açúcar sobre o leite creme e queimá-lo com uma pá própria). 

Resultado :)


Até ficou interessante. Eu confesso que só provei porque não sou mesmo fã de leite creme, mas os amigos do P. acharam que estava bastante bom :) No entanto, ainda há nitidamente espaço para melhorar, e da próxima vez vou experimentar a receita de Créme Brûlée da Julia Child :D 

E assim foi o meu dia de ontem :) Entretanto vou aproveitar a oportunidade para responder ao desafio da Rosinha :D


Criado pela Rosinha
Quatro características minhas das quais eu gosto bastante

* Eu não guardo na memória os momentos menos felizes da minha vida, e concentro-me sempre nos momentos positivos. Gosto imenso desta minha qualidade, porque me permite ser uma pessoa sempre positiva :)

* Eu cultivo o meu sentido de humor e adoro rir e dizer piadas :D Aliás, eu adoro dizer coisas no geral, tenho sempre imenso para dizer e adoro falar (acho que se nota) :)

* Eu sou uma miúda forte. Já venci muitos obstáculos, já lutei muito, já quase desisti. E hoje consegui, sou uma vencedora e já não é qualquer coisa que me faz fraquejar :D 

* Eu adoro sonhar :D E não há limites para os meus sonhos, eu tenho sempre imensos planos e imensas ideias :D Além disso, eu tenho a capacidade fantástica de ser verdadeiramente criança. De me divertir como uma criança, de ficar fascinada com o mundo como uma criança e de amar sem reservas como uma criança :D

Quatro características minhas das quais eu gosto menos

* Eu não guardo na memória os momentos menos felizes da minha vida, e concentro-me sempre nos momentos positivos. Isto pode ser particularmente aborrecido porque nunca me recordo dos momentos que não correram tão bem. Vai daí, penso coisas do género 'Podia fazer um Inter-Rail outra vez! Foi tão fixe!' e esqueço-me que andei quase duas semanas a comer sandes de queijo e chourição ao pequeno-almoço, ao almoço, ao lanche e ao jantar!

* Eu sou extremamente perfeccionista, o que faz com que muitas vezes não fique satisfeita com as coisas que faço (e isso nota-se particularmente a nível culinário). 

* Eu não gosto nada de estudar! Quando andava no secundário adorava estudar, tinha uma capacidade incrível de estudo e conseguia passar horas imensamente concentrada. Entretanto entrei para a faculdade e não sei onde foi essa característica minha! 

* Eu não consigo confrontar as pessoas. Este é de longe o meu maior defeito. Eu não consigo discutir, revoltar-me ou mandar as pessoas bugiar. Mesmo quando tenho razões para isso. Mas ando a trabalhar nisso, e já estou muito melhor :D 

Espero que tenham gostado de me conhecer um pouco melhor :) Desafio todos os meus leitores a responderem ao desafio :D

Até amanhã :D