26 de junho de 2012

Da mousse de manga e morango e do sol :)

Ontem passei o dia a estudar no CAES com a J. O CAES, ou Centro Académico Edith Stein, é um espaço dedicado ao estudo, mas também é um local onde ocorrem actividades, palestras, tertúlias, conferências e reuniões. Fica em Arroios e é um sítio mesmo agradável, com tudo aquilo que consigam imaginar que possa ser necessário para um dia de estudo intenso (inclusivamente um fogareiro!).


Passei toda a manhã a estudar Pediatria. Para o almoço aqueci no micro-ondas um salteado de feijão verde com cogumelos, tomate, cebola e pimento vermelho acompanhado com arroz e com cenoura crua e para sobremesa comi morangos fresquinhos (que me souberam mesmo bem porque estava um calor de ananáses!) :D

Depois do almoço comecei a ficar com imenso sono, por isso decidi vir para casa dormir uma sesta continuar a estudar. 

Quando cheguei a casa apetecia-me algo mesmo fresquinho. Tinha uma manga madura pronta a usar e tinha morangos que estavam a precisar de ser utilizados. E assim surgiram duas ideias fantásticas: o sumo de manga e morango e a mousse de manga e morango :D 

Sumo de manga e morango

Ingredientes (para um litro e meio de sumo):

* Meia manga; 
* Oito morangos lavados e sem pé; 
* Um litro de água; 
* Gelo picado. 

Confecção: 

* Juntar a fruta cortada aos pedaços, a água e o gelo; 

* Triturar com a varinha mágica enquanto rezamos para que o gelo não a estrague.


Fruta :D

Sumo :D

Dentro do frigorífico :D
Bebi o sumo fresquinho ao lanche e soube-me mesmo bem :D

Mousse de manga e morango

Ingredientes (para dois copinhos de mousse):

* Meia manga; 
* Oito morangos lavados e sem pé; 
* Um iogurte líquido de morango e melancia da Adagio; 
* Duas folhas de gelatina.

Confecção:

* Num recipiente fundo colocar a manga e os morangos cortados em pedaços;


* Bater o iogurte líquido com uma vara de arames. Este passo é muito importante, porque bater com a vara de arames faz com que o iogurte fique muito mais cremoso :)

* Juntar a mistura de manga e morango ao iogurte e triturar com a varinha mágica até ficar uma mistura relativamente homogénea; 



* Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria durante cinco minutos;

* Escorrer as folhas de gelatina e derreter no microondas (dez segundos costumam chegar);

* Juntar o preparado anterior à gelatina (e não o oposto), bater bem e levar ao frigorífico até solidificar. 

Antes de irem ao frigorífico


Ceia da Joana :D


Esta foi sem dúvida a melhor receita de mousse que eu já experimentei. Estava simplesmente divinal. A conjugação dos sabores do morango, da manga e da melancia fez com que esta mousse ficasse deliciosa e fresquinha :D E como esta mousse não é mais do que a junção de iogurte com fruta é um lanche absolutamente normal, saudável e com poucas calorias :)

Podem ver outras receitas minhas de mousse aqui :)

Para o jantar eu estava com uma vontade imensa de comer feijoada :) Fizemos a nossa feijoada de peru habitual (cuja receita podem ver aqui) e acompanhei com arroz de cenoura, com cenoura ralada e com brócolos cozidos :) 


Jantar :D


Eu não sei se já vos tinha dito, mas o feijão é de longe o meu alimento preferido. Não me importava nada de comer feijão a todas as refeições :D O meu feijão preferido é o feijão preto, seguido do feijão vermelho, do feijão branco e do feijão frade :) Aqui vão as nossas receitas de feijão preferidas: 











Entretanto depois de ter passado algum tempo a apanhar sol durante o fim-de-semana ocorreu-me que podia fazer um artigo sobre a exposição solar :D 

A exposição à luz solar é uma actividade de lazer muito popular nos países ocidentais. O escurecimento da pele ocorre devido à estimulação da produção de melanina pela radiação ultravioleta ao nível dos melanócitos da pele. A melanina é um pigmento escuro que se acumula dentro destas células, promovendo o aspecto bronzeado da pele.

Benefícios da exposição à luz solar:
 
1. Síntese de vitamina D

A exposição à luz solar (e em particular a exposição aos raios ultravioletas B) promove a síntese de vitamina D3. Uma exposição deficiente à luz solar pode inclusivamente levar a deficiências desta vitamina, a não ser que sejam obtidas as quantidades adequadas de vitamina D através da dieta. 

A vitamina D tem um papel importante: 

* Na regulação do crescimento ósseo;
* Na regulação da proliferação, diferenciação e morte celular;
* Na função neuromuscular e na diminuição da inflamação;

Os níveis elevados de vitamina D têm vindo a ser relacionados com a diminuição da prevalência de alguns tipos de cancro como o cancro da próstata. 

Outras fontes de vitamina D incluem: 

* Cogumelos;
* Peixes gordos como o salmão, as sardinhas, a cavala e o atum;
* Fígado;
* Óleo de fígado de bacalhau;
* Ovo;
* Queijo;
* Manteiga;
* Leite;
* Margarina;

A síntese de vitamina D é influenciada por factores como a estação do ano, a latitude geográfica, a hora do dia, a existência de nuvens, a percentagem de melanina existente na pele de cada indivíduo e o protector solar utilizado. Para ocorrer uma síntese suficiente de vitamina D são necessários 5 a 30 minutos de exposição à luz solar entre as 10.00h e as 15.00h pelo menos duas vezes por semana na face, braços, pernas ou costas.

2. Prevenção da depressão sazonal

Uma adequada exposição à luz solar é uma das principais formas de prevenir a depressão sazonal, uma patologia mais prevalente em localizações mais afastadas dos trópicos na qual os indivíduos sentem os sintomas associados a uma depressão, mas de forma relacionada com as estações do ano.

3. Prevenção de outras patologias

A exposição à luz solar é uma forma eficaz de diminuir os sintomas da psoríase. Há ainda estudos que relacionam a exposição precoce à luz solar com uma diminuição do risco de desenvolvimento de esclerose múltipla.

Perigos da exposição à luz solar:

* A exposição à luz solar pode provocar queimaduras solares (escaldões);

* A exposição aos raios ultravioletas promove uma aceleração do envelhecimento da pele;

* Embora a radiação ultravioleta seja a principal fonte de vitamina D3, é também mutagénica. A exposição crónica à luz solar está associada com o desenvolvimento de cancros da pele, com a supressão do sistema imunitário e com doenças oculares como as cataratas e a degeneração macular. A luz solar é o único carcinogénico que também tem benefícios, uma vez que promove a síntese de vitamina D.

* Todos estes malefícios podem ser minorados através da utilização de um protector solar apropriado.

Como evitar os perigos associados à exposição solar:

Actualmente a posição médica em relação à exposição solar é que é necessária uma adequada exposição solar, sem ocorrerem excessos. Não é ainda conhecido qual é o nível desejável de exposição solar regular que permite a obtenção dos benefícios associados a esta sem o risco de desenvolvimento de cancro da pele. Assim sendo, os dermatologistas aconselham a que sejam tomadas todas as medidas protectoras, como a utilização de um bom protector solar sempre que ocorre uma exposição ao sol.

As normas da DGS (Direcção Geral de Saúde) em relação à protecção da exposição à luz solar aconselham a:

* Evitar a exposição directa ao sol entre as 11.00h e as 17.00h.

* Recolocar o protector solar após os banhos, ou em alternativa de duas em duas horas.

* Utilizado um protector solar com um factor igual ou superior a 30.

* Utilizar roupa solta, opaca, que cubra a maior parte do corpo, bem como chapéus de abas largas e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB.

* Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar.

* Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

* Nos períodos de maior calor permanecer em ambientes frescos.
   
* Evitar, sempre que possível, exercícios que exijam esforços físicos (é a DGS que diz!).

* Ter especial cuidado com idosos, crianças, grávidas e doentes crónicos.

* As crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas à exposição solar, pelo que não se aconselha a sua ida à praia. As crianças com menos de três anos deverão evitar a exposição directa ao sol.

Aqui vão os artigos que consultei:

1. http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/sol+dgs.htm

2. Osborne JE, Hutchinson PE (August 2002). "Vitamin D and systemic cancer: is this relevant to malignant melanoma?". Br. J. Dermatol. 147 (2): 197–213.

3. Mead MN (April 2008). "Benefits of sunlight: a bright spot for human health". Environmental Health Perspectives 116 (4): A160–7.

4. Zadshir A, Tareen N, Pan D, Norris K, Martins D (2005). "The prevalence of hypovitaminosis D among US adults: data from the NHANES III". Ethnicity & Disease 15 (4 Suppl 5): S5–97–101.

5. Hayes CE, Nashold FE, Spach KM, Pedersen LB (March 2003). "The immunological functions of the vitamin D endocrine system". Cellular and Molecular Biology 49 (2): 277–300.

6. Holick, Michael F. (February 2002). "Vitamin D: the underappreciated D-lightful hormone that is important for skeletal and cellular health". Current Opinion in Endocrinology & Diabetes 9 (1): 87–98.

7. Cranney A, Horsley T, O'Donnell S, et al. (August 2007). "Effectiveness and safety of vitamin D in relation to bone health". Evidence Report/technology Assessment (158): 1–235.

8. Wolpowitz D, Gilchrest BA (February 2006). "The vitamin D questions: how much do you need and how should you get it?". Journal of the American Academy of Dermatology 54 (2): 301–17.

9. Holick MF (July 2007). "Vitamin D deficiency". The New England Journal of Medicine 357 (3): 266–81. D

10. International Agency for Research on Cancer Working Group on artificial ultraviolet (UV) light and skin cancer (March 2007). "The association of use of sunbeds with cutaneous malignant melanoma and other skin cancers: A systematic review". International Journal of Cancer 120 (5): 1116–22.

11. McCoy, Krisha. "Study Suggests History of Sun Exposure May Actually Increase Melanoma Survival Rates". Mbmc.org. Retrieved 2010-05-13. 

Até amanhã! :D