29 de junho de 2012

Da massagem e dos muffins simplesmente perfeitos :D

Ontem foi um dia típico de véspera de exame: estudei, relaxei, cozinhei, comi e vi episódios de Dragonball :)

Passei a manhã a estudar. Para o almoço decidimos fazer o nosso chili, uma vez que sabíamos que não íamos ter oportunidade para fazer o nosso jantar mexicano de Sexta-feira :) Seguimos a nossa receita habitual, mas desta vez utilizámos pimento verde :) 

O meu último copinho de sumo :D

Almoço :)

Chili con carne saudável :D
Foi uma óptima refeição para ficarmos com as energias renovadas para vermos dois episódios de Dragonball voltarmos ao estudo :)

Lanchei um pão de cereais com um queijo fresco da Matinal e depois fui para a minha terceira massagem :) Eu já vos tinha falado das minhas massagens aqui e aqui, e hoje foi a última. Gostei imenso e vou certamente repetir a experiência no próximo ano lectivo, que se adivinha bem intenso!

E, como prometido, aqui vai um artigo sobre a massagem :D

Há imensos tipos de massagem. Entre eles encontram-se, por exemplo:

* A acupunctura;
* A massagem Ayurvédica;
* A massagem Balinesa;
* A drenagem linfática manual;
* A reflexologia;
* A massagem com pedras;
* A massagem sueca;
* A massagem tailandesa;
* A massagem tradicional chinesa;

Estudos científicos relacionam a massagem com imensos benefícios, como por exemplo:

* O alívio da dor;
* A redução da ansiedade;
* A redução dos sintomas da depressão;
* A diminuição da pressão arterial sistólica e diastólica;
* A diminuição da frequência cardíaca.


A massagem bloqueia a nocicepção (sensação dolorosa), activa o sistema nervoso parasimpático (que, entre outros, diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca), estimula a libertação de endorfinas e de serotonina (que nos fazem ficar felizes), aumenta a circulação de linfa (melhorando os sintomas da retenção de líquidos) e melhora a qualidade do sono.

Se aliada a exercícios e a educação postural, a massagem auxilia no alívio da dor causada por lesões músculo-esqueléticas. Nestas situações, a acupunctura e a massagem de pontos de pressão podem ser mais benéficas do que, por exemplo, a massagem sueca clássica, principalmente a nível da dor cervical e lombar.

Eu adoro receber massagens. Como as massagens são (regra geral) um pouco caras opto por comprar massagens com desconto na Groupon ou, em alternativa, peço ao P. para me fazer massagens :) 

Eu também faço boas massagens, até porque (adivinhem!) já li o 'Massagens para totós' :D Como sempre, se quiserem que envie o livro estão à vontade para me enviar um mail (odiariodajoana@hotmail.com) ou um comentário com o vosso mail :) 

Livro muito útil :)
Este não é possivelmente um dos meus artigos mais surpreendentes de sempre, no sentido em que acho que os benefícios da massagem são bastante conhecidos. No entanto, eu acho que ainda assim as pessoas não estão suficientemente alertadas para as vantagens de receberem uma massagem, seja ela feita pelas mãos de um profissional ou simplesmente pelas mãos de um parceiro. 

Numa sociedade tão rápida e exigente como a nossa é imprescindível pararmos um pouco para relaxarmos e cuidarmos de nós próprios a nível espiritual, quer isso seja feito através da prática de massagens, da prática da meditação, de idas às compras, de experiências culinárias novas ou, simplesmente, de horas de gargalhadas com amigos.

E, convençam-se disso, o bem-estar físico depende do bem-estar espiritual, mental e emocional. E as massagens são óptimas para trabalharem todas essas vertentes :) Além disso, se as massagens forem feitas pelo vosso parceiro ainda apresentam a enorme vantagem de contribuírem para o aumento a intimidade na vossa relação (e garanto-vos que das primeiras vezes dão umas belas gargalhadas!) :D

Aqui vão alguns dos artigos que consultei:

1. Lim SH, Anantharaman V, Teo WS, Goh PP, Tan AT (January 1998). "Comparison of treatment of supraventricular tachycardia by Valsalva maneuver and carotid sinus massage". Ann Emerg Med 31 (1): 30–5.

2. Ballo P, Bernabò D, Faraguti SA (August 2004). "Heart rate is a predictor of success in the treatment of adults with symptomatic paroxysmal supraventricular tachycardia". Eur. Heart J. 25 (15): 1310–7.

3. Robertshawe P. (June 2007). "Massage for Osteoarthritis of the Knee". Journal of the Australian Traditional-Medicine Society 13 (2): 87

4. Furlan A, Brosseau L, Imamura M, Irvin E (2002). Furlan, Andrea. ed. "Massage for low back pain". Cochrane Database Syst Rev (2): CD001929. 

Para o jantar decidimos fazer alguma coisa rápida, e optámos por fazer ovos mexidos com cebola e queijo emmental :) Acompanhámos com massa aletria e com cenoura ralada, e para sobremesa comi uma maçã Granny Smith (já não havia nectarinas!) :)

Jantar :)

Os ovos ficaram mesmo cremosos :D
Depois do jantar decidi relaxar mais um bocadinho e fui fazer muffins :D Na verdade, eu tinha planeado fazer novamente os muffins da Diana, mas com cacau magro em pó em vez da alfarroba. No entanto, não tinha cacau suficiente. 

Vai daí, pensei em repetir uma das minhas receitas de muffins preferida: os muffins de laranja e coco, a segunda receita de muffins que experimentei :) Como só tinha uma laranja tive de fazer algumas adaptações:

Muffins de laranja e coco com sultanas revisitados

Ingredientes (para seis muffins):

* Uma laranja grande e docinha (usei uma laranja biológica que a minha avó mandou);
* Três colheres de chá de coco;
* Sultanas a gosto;
* 100g de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de fermento;
* Um ovo e uma clara;

Confecção: 

* Raspar a laranja e espremer o sumo, guardando também a polpa;

* Misturar com o ovo e com a clara e reservar;

* Juntar a farinha e o fermento e verter na mistura os ingredientes líquidos;

* Bater bem com uma vara de arames;

* Colocar a massa em seis forminhas de silicone;

* Afundar algumas sultanas em cada muffins (umas quatro ou cinco);

* Polvilhar os muffins com uma colher de chá de coco (só polvilhei metade porque o P. não é muito fã de coco);

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos.  


Os meus muffins :)

Os seis muffins :D

Já saídos do forno :D

Céééééééééu :D







Interior :)




Esta foi uma das minhas melhores receitas de muffins de sempre. A sério, não estou mesmo a exagerar :) É engraçado como uma receita tão simples teve resultados tão devastadores lá em casa, e basta dizer que entre ontem à noite e hoje de manhã não sobrou muffin nenhum :D Cada um destes muffins tem 85 calorias, sem adição de açúcar ou gordura :D

O sabor da laranja ficou bastante forte, a camada de coco em cima ficou crocante, o interior ficou mole e leve, e o que dizer da mistura do sabor das sultanas? Enfim, ficaram mesmo deliciosos :D

Se gostarem de coisas mais docinhas ou se a laranja que usarem não for muito doce experimentem colocar 20g de açúcar, e nesse caso cada muffin fica com aproximadamente 98 calorias, o que ainda é bastante aceitável  :D

Começo a pensar seriamente em mudar o meu cabeçalho :D 

Actual
Real :D
Hoje foi o dia do meu exame de Pediatria. Acordei às 7.30h, levantei-me e comi um iogurte de maçã e canela, que acompanhei com um muffin dos céus :D Depois do pequeno-almoço fui para a Faculdade fazer o meu exame, que correu bastante bem :D Agora já só faltam dois exames, e tenho uma semana e meia para estudar :)

Entretanto o P. foi para o hospital porque tinha um trabalho para apresentar e eu estou à espera que ele chegue para almoçarmos e para eu ir apanhar o comboio para o Porto :)

Este fim-de-semana vou:

Sábado: vou passar todo o dia com a minha família na Feira do Mirtilo em Sever do Vouga :D Já vos falei da Feira do Mirtilo aqui, e o site do evento pode ser consultado aqui :D Se quiserem podem também consultar o meu artigo sobre os benefícios do mirtilo aqui :D

Numa nota não relacionada, sabiam que a maior parte das pessoas que encontram o meu blog procura no motor de pesquisa a palavra 'mirtilo'? :D Também há quem procure 'cupcakes eróticos', o que também é interessante :)

Domingo: vou dar uns belos mergulhos na piscina de manhã e vou passar tempo com o meu mano :D Além disso, venho para Lisboa mais cedo porque fiquei encarregue de fazer os folhados de alheira e o leite creme para o jantar de aniversário do M. :D Desta vez tenho uma ideia diferente para os folhados de alheira até porque já estou um bocadinho farta de fazer sempre a mesma coisa, depois mostro-vos como ficaram :D

Até Segunda-feira! :D