20 de abril de 2012

Muffins de laranja e coco sem açúcar e uma sugestão para o fim-de-semana :)

Ontem o P. pediu-me para eu fazer novamente muffins para o lanche (sim, vêm aí fotos de muffins outra vez!). Usei a mesma receita dos muffins de framboesa mas com algumas alterações: 

* Não coloquei açúcar nenhum;

* Em vez de 125ml de leite coloquei 150ml de sumo de laranja (juntei sumo de uma laranja e meia com a polpa que sobrou quando espremi);

* Dividi a massa a metade e numa das metades juntei uma colher de sopa de coco ralado; 

* Quando saíram do forno, piquei cada muffin no centro com um palito e reguei com o sumo da metade de laranja que sobrou.


Antes de irem ao forno

Acabadinhos de sair

Já com o sumo por cima :)
Considerações:

* Ter colocado o sumo por cima fez bastante diferença porque os muffins ficaram molhadinhos :)

* Os muffins com o coco ficaram mesmo mesmo bons :D 

* Da próxima vez vou colocar a raspa das duas laranjas além do sumo e da polpa, porque o sabor da laranja não ficou muito forte; 

* Não se nota rigorosamente nada que não levam açúcar! Como eu já estou habituada a comer coisas pouco doces decidi fazer o teste do sabor com o P.: não lhe disse que não tinha colocado açúcar e depois perguntei-lhe se achava que devia ter colocado mais açúcar (sim, eu sou mesmo traiçoeira). O P. disse logo que não, porque estavam óptimos! :D É claro há sabores que necessitam de açúcar e outros que nem tanto: limão pede açúcar, mas maçã e canela (que vai ser o próximo sabor que vou experimentar) não pede :)

* Desta vez usei farinha sem fermento por isso os muffins cresceram pouco, apesar de eu ter colocado uma colher de chá de fermento. Para a próxima vou juntar mais fermento :)

* Como não levam açúcar, cada um destes muffins tem 120 calorias :D

Para o lanche comi dois muffins de coco e bebi um chá de menta :D 

Lanche :)

Entretanto este fim-de-semana vai decorrer o XI Hospital da Bonecada, no Centro Comercial Colombo! 

O Hospital da Bonecada é um 'hospital modelo' em que as crianças ('pais') levam os seus 'filhos' (bonecos) ao hospital. Aí, são recebidas por estudantes de Medicina, Enfermagem, Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas, Nutrição, Educação e Psicologia, que ocupam o papel das futuras profissões. 

Assim, as crianças têm contacto com o ambiente hospitalar e, de uma forma descontraída, familiarizam-se com um conjunto de instrumentos médicos e com os profissionais de saúde, frequentemente associados ao medo e à dor.

O XI Hospital da Bonecada é organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (AEFCML) em conjunto com as Associações de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (AEESEL), da Escola Superior de Educação de Lisboa (AEESELx), do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (AEISCSEM), da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (AEFPCE) e da Associação de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade Lusófona (AECFUL).
 
O Hospital da Bonecada vai decorrer de 21 a 30 de Abril de 2012, no Centro Comercial Colombo (Praça do Equador, 1º piso). O público-alvo são as crianças dos 4 aos 7 anos, estando aberto aos dias úteis das 10h às 18h para escolas e ATLs, e aos fins-de-semana e feriados das 10h às 20h para o público em geral. É totalmente gratuito.

Se são de Lisboa e estão à procura de um programa diferente para o vosso fim-de-semana em família, acho que é uma óptima sugestão :) Eu estive envolvida no Hospital da Bonecada em 2008 e diverti-me imenso. Na altura estivemos no Hospital Dona Estefânia e foi uma experiência muito gratificante :) 

Passem por lá :D

Desejo-vos um bom fim-de-semana :)