16 de abril de 2012

De Guimarães :D

Estou (novamente) de volta :)

Foi uma viagem mesmo fantástica! Apesar do tempo não ter estado lá muito famoso, Guimarães é uma cidade linda e além disso a companhia não podia ter sido melhor :D Se ainda não foram ver a nossa Capital Europeia da Cultura 2012 (juntamente com Maribor, na Eslovénia, outra cidade lindíssima) recomendo vivamente que a visitem :)

O símbolo de Guimarães 2012 :)

Aqui vai o relato da nossa viagem. Todas as fotos são da autoria da J., a fotógrafa do nosso grupo :) Espero muito sinceramente que gostem :D

Sábado - 14.04.12

Acordámos às 7.30h para conseguirmos aproveitar bem o dia. Para o pequeno-almoço bebemos uma caneca de café com leite e eu fiz torradinhas com doce de framboesa para todos :) Antes de sairmos ainda pusemos no forno os folhadinhos que tínhamos feito no dia anterior quando chegámos a minha casa.

Antes de irem ao forno :)
É que eles gostaram tanto das trouxinhas que fiz para  o jantar medieval do P. que me pediram para repetir a receita para levarmos para Guimarães e irmos comendo :) Usámos a mesma receita que eu utilizei na Quarta-feira, mas desta vez fizemos trouxinhas de:

* Alheira;
* Alheira com queijo mozzarella;
* Alheira com espinafres;
* Espinafres com queijo mozzarella;

Acrescentar o queijo foi decididamente uma ideia fantástica (e aqui o mérito é todo do B., que foi quem fez inicialmente a sugestão). Os folhados de alheira com queijo e de espinafres com queijo ficaram uma delícia :)

Prontos a serem transportados :)
Depois de cerca de 45 minutos de viagem de carro chegámos a Guimarães, e passámos a manhã a visitar o centro histórico.

* Largo do Toural

* Largo da Oliveira

* Praça de Santiago

Para o almoço fomos a um café que tinham recomendado muito vivamente ao P., o Café Óscar.

Quando entrei no café senti-me transportada para outra realidade: nas paredes viam-se livros, jornais, quadros e placas comemorativas oferecidas pela Afonsina, a Tuna de Engenharia do Minho (para descobrirem porque é que o Café Óscar é tão amado por esta Tuna, vejam aqui). Sentados em mesas quadradas viam-se senhores de porte aristocrático, com fartos bigodes e jornal na mão. Foi como se tivéssemos entrado num Clube de Cavalheiros :)

Fomos rapidamente atendidos por um senhor muito simpático que nos trouxe a lista. Quando a abrimos nem queríamos acreditar naquilo que estávamos a ler e a ver: as doses eram baratíssimas e enormes. Mesmo. Apesar de tudo, as opções eram um pouco limitadas - outra coisa não seria de esperar, uma vez que estávamos num café e não num restaurante. Optei por comer uma sopa de legumes (que estava muito boa) e meia dose de hamburguer no prato (que vinha com batatas fritas, ovo estrelado e salada de alface, tomate e azeitonas). Vejam a 'meia dose' por vocês mesmos:

Socorro!
A sopa custou 1€ e a 'meia dose' de hamburguer 2.90€. A J. pediu o mesmo que eu, mas o P. pediu uma dose de francesinha em pão baguette (que custou 4.5€ e que alimentava facilmente duas ou três pessoas) e o B. pediu uma dose de hamburguer (que custou também 4.5€ e que o B. teve bastante dificuldade em terminar).

Prato do P.

Prato do B.
No total, eu paguei 4.90€ com sopa e bebida, o que foi mesmo bom tendo em conta a quantidade de comida que nos serviram. Não admira que os amigos do P. lhe tenham recomendado bastante o café :)

Adeus Café Óscar! :)
De tarde o tempo piorou um pouquinho, e aproveitámos para ir ao nosso hostel fazer o check-in. Como a Pousada da Juventude já estava cheia quando tentámos marcar, optámos por ir para o Hostel Prime Guimarães, a 3 minutos a pé do Largo do Toural. Fizemos uma óptima escolha: o hostel ficava num edifício do século XVIII completamente remodelado, era muito acolhedor e estava bastante limpo. A dona do hostel e o filho dela eram imensamente simpáticos e mostraram-nos o nosso quarto e o resto do hostel.

Pousámos as nossas malas, estivemos um bocadinho a conversar e saímos novamente. Como sabíamos que às 18.00h ia ocorrer um espectáculo no Castelo de Guimarães (o 'Assalto ao Castelo em Três Actos'), fomos caminhando no sentido do Castelo e do Paço dos Duques de Bragança.

Igreja de São Gualter

Tempo assustador!

A já habitual foto com os nossos pés :D O meu pé é o branquinho :D

Interessante :D

Happy hour na pastelaria :)
Pelo caminho encontrámos a Bonitos, uma bombonaria artesanal cheia de coisinhas apetitosas :)

Bombons artesanais

Amêndoas com imensos sabores: canela, coco, leite condensado, caramelo, café com leite...

Eu provei um dos chocolates do canto inferior direito da foto, que era de chocolate negro com 70% de cacau e sem qualquer adição de açúcar (só com cacau e leite). Era mesmo muito interessante e suave, sem ser doce nem enjoativo.

O P., o B. e a J. trouxeram estas trufas recheadas com vinho do Porto (que são óptimas!).

O espectáculo no Castelo (que foi uma espécie de teatro em movimento) foi muito giro: começou no Castelo, descemos até à Capela de São Miguel e terminámos no Paço dos Duques de Bragança.

D. Afonso Henriques :)

O Castelo :)

Já no Paço :)

No fim ainda pudemos visitar o interior do Paço, que tinha uma exposição de arte contemporânea. Todos gostámos imenso de visitar o Paço, embora nenhum de nós tenha gostado muito da exposição.

Bebé construído com filtros de cigarros e colocado dentro da capela

Ainda voltámos à Capela de São Miguel e ao Castelo para vermos tudo com mais calma, e apesar de nesta altura já estar a chover quase torrencialmente adorámos o Castelo.

Chuva torrencial + vento intenso = Adeus guarda-chuvas!
Quando subimos à torre mais alta vimos formado um arco-íris mesmo bonito, o que fez com que estar neste castelo tão simbólico da nossa História se tornasse numa experiência ainda mais inesquecível :D

Para o jantar o filho da dona do hostel recomendou-nos um restaurante bastante perto, a Marisqueira. Novamente, comeu-se mesmo muito bem e barato: paguei 6€ por um menu com sopa, prato (optei por lombinhos de vitela com cogumelos), bebida (no meu caso água, mas o P. pediu cerveja) e café.

Depois do jantar ainda demos mais uma volta pelo Largo da Oliveira, onde o P. e o B. beberam jeropiga :) Eu nunca tinha provado jeropiga e pedi para experimentar. Tem um sabor interessante :) Ainda demos mais um passeio e à uma da manhã voltamos para o hostel para finalmente termos o nosso merecido descanso :)

Domingo - 15.04.12

Acordámos às 9.00h, entregámos as chaves e saímos :) No caminho para o Castelo tomámos o pequeno-almoço e eu bebi um galão e comi um pão torrado :)

Como aos Domingos de manhã visitar os monumentos é grátis fomos novamente ao Paço dos Duques de Bragança.

Também voltámos ao Castelo para tirar fotos decentes (porque no dia anterior estava a chover) e fomos buscar o carro para irmos para o Santuário da Penha :)

Na viagem para a Penha :)

Depois de uma viagem atribulada acabámos por lá chegar sãos e salvos :) A Penha é tão bonita :D Visitámos o Santuário, as grutas e os miradouros, e antes de virmos embora ainda comprei mais uma bolinha de neve para a minha colecção :)

Vista da Penha :)
O Castelo e o Paço vistos da Penha :)

Depois da visita à Penha fomos novamente para o Porto e almoçámos em minha casa, onde os meus pais fizeram frango assado para todos. De tarde voltámos para Lisboa e hoje foi o primeiro dia do meu estágio de Cardiologia, que promete ser um estágio bastante intenso e cansativo, mas ao mesmo tempo bastante interessante :)

Foi uma viagem mesmo espectacular. Guimarães é uma cidade cheia de iniciativas, de cultura e de beleza e divertimo-nos imenso. Apesar das fotos não terem ficado muito interessantes (porque estava mau tempo), acreditem que Guimarães é uma cidade lindíssima, e eu recomendo vivamente que a visitem! :D